Entrevista Telepariano Marcos Olandoski

Cunha

Engenheiro, Professor e Escritor

No ano de 1969 formaram-se no Instituto Tecnológico de Aeronáutica, na área de Eletrônica e Telecomunicações muitos dos engenheiros pioneiros da Telepar.

No final de 1969 foi organizada uma caravana custeada pela Telepar com direito a todas as mordomias, utilizando um ônibus fretado da Penha que trouxe uma lotação completa com alunos que se formariam naquele ano deste o campus do CTA em São José dos Campos até a Telepar e o respectivo retorno.

Os grandes idealizadores da caravana foram os engenheiros Gilberto Garbi e Raul del Fiol, diretores Técnico e de Operação na ocasião.

O aluno encarregado de realizar a propaganda no ITA, do super tour, foi o Eng. Marcos Olandoski que tinha estagiado na Telepar nas férias de verão de 1968.

A recepção foi um sucesso com direito a palestras com retroprojetores de última geração, almoço no restaurante Roda de Água, e visitas a várias instalações no período da tarde, incluindo o terraço do edifício sede.

O resultado da empreitada foi excepcional pois 9 ou 10 engenheiros ficaram encantados e se tornaram Curitibanos por adoção.

O Engenheiro Marcos Olandoski se tornou um dos Teleparianos do grupo no inicio de 1970.

Simultaneamente no mesmo inicio de ano de 1970 o Engenheiro Eletrônico e Empresário iniciou sua carreira de Professor no período noturno na Antiga Escola Técnica Federal do Paraná, mais tarde transformada em Centro Federal de Educação Tecnológica e depois Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

O Eng. Marcos Olandoski exerceu paralelamente durante 40 anos, a carreira de professor inicialmente como Professor do Curso Técnico e depois como Professor do Curso de Engenharia Eletrônica.

Ao se aposentar em 2010, depois de 40 anos de carreira como professor na mesma instituição, decidiu escrever livros técnicos. “Minha finalidade é a de ajudar a professores e alunos no aprendizado das disciplinas técnicas dos cursos técnicos e de engenharia, conta ele”.

Sua carreira de escritor começou em 2015, ao lançar o livro “Teoria de Eletrônica Digital” publicado na Amazon Books, no formato de e-book, em dois volumes e em três idiomas, Português, Inglês e Espanhol.

Em 2016 publicou “Geometria Plana” e “Trigonometria”.

Em 2017 foi publicado o livro sobre “Geometria Analítica”.

Todos os livros foram publicados em três idiomas.

Paralelamente foram desenvolvidas aulas referentes aos livros publicados, totalizando hoje 720 aulas apresentadas no sistema YouTube de divulgação, nos mesmos três idiomas.

A maior parte das aquisições de livros e visualizações das aulas ocorrem em Espanhol e em seguida em Inglês.

O Professor explica que o objetivo principal do projeto é oferecer mundialmente conteúdos didáticos em áreas nas quais muito poucos livros e aulas estão disponíveis.

Para facilitar o acesso, além do canal com seu nome no You Tube, o professor oferece um site que concentra todos os seus materiais disponíveis nos três idiomas: www.textbooks.com.br.

Ao ser escolhido determinado livro ou aula, o site redireciona para o Amazon Books no caso de livros e para o You Tube quando a procura é por aulas.

O engenheiro, Professor e Empresário Marcos Olandoski pretende continuar concentrando os conteúdos nas áreas de matemática, eletricidade e eletrônica, pois considera que há muita procura e necessidade por parte de professores e alunos, nas áreas citadas.

  Depoimento do Amigo Edmundo O Xavier
   27.06.19
  Entrevista do Parceiro Dr. Marcelo
   24.03.19
  Entrevista do Artista Walton Wysocki
   19.03.19
  Entrevista: Telepariano Helio Bampi da Radiante
   19.03.19
  Entrevista da Ex Diretora Maria Lucia
   19.03.19
  Entrevista da Diretora Angelica
   06.03.19
  Entrevista do Ex Diretor Pedroair
   06.03.19
  Entrevista do Diretor Aramburo
   21.02.19
  Entrevista da Associada Ladia
   20.02.19
  Entrevista do Ex Diretor Liberato
   19.02.19

  voltar voltar


Meu INSS



Gostou do conteúdo?
Indique para os
amigos.
Home | A Associação | Notícias | Convênios | Links úteis | Associe-se | Social | Programe-se | Fotos | Publicidade
Espaço Jurídico | Documentos | Jornal | Espaço do Associado | Saúde e Bem-estar | Contato
Copyright © Astelpar 2007 - Todos os direitos reservados